Termos técnicos - Finanças

on terça-feira, 18 de março de 2014
A.A.R. - against all risks. - contra todos os riscos.

ABANDONMENT - abandono. Eliminação de um bem de ativo fixo.

ABANDONMENT TO INSURERS - modalidade de regulamentação de danos pela qual, nos casos excepcionais determinados pela política, o segurado cede aos seguradores todos os direitos sobre o objeto em risco ou sobre o que resta deste, contra pagamento da indenização prevista no contrato para o caso de perda total.

ABOARD - a bordo. Forma mais corrente: "on board". Nos conhecimentos de embarque serve para designar que a mercadoria foi embarcada. ("To go aboard" ou "on board": embarcar).

ABOUT - acerca de, cerca de, aproximadamente. Expressão que aparece nas cartas de crédito e serve para indicar diferença para mais ou para menos de até 10% com relação ao valor do crédito, quantidade, valor ou peso da mercadoria.

A/c, A/C - account, account current. conta, conta corrente.

Acc., Acce., Acpt. - acceptance. aceite.

ACCELERATION CLAUSE - cláusula de antecipação. Empregada freqüentemente nos Estados Unidos para os contratos que prevêem pagamentos parcelados. Estabelece que a totalidade do saldo será exigida quando qualquer das prestações/parcelas deixe de ser paga pelo devedor, e também em caso de interrupção dos pagamentos etc.

ACCEPTANCE - aceite de título, contrato ou cambial por uma das partes envolvidas na transação. ("Bank acceptance": aceite de banco; "trade acceptance": aceite comercial). Quando se trata de saque à vista, há simultaneidade de aceite e pagamento.

ACCOMMODATION ENDORSEMENT - endosso de favor. Quando a pessoa assina ou endossa promissória ou título unicamente com o objetivo de levar o banco a emprestar dinheiro a cliente cujo crédito não é suficiente para garantir o empréstimo. Outra forma seria a da prática entre bancos em troca de comissão, a fim de tornar os títulos aceitáveis no mercado para negociação.

ACCOMMODATION NOTE - letra de câmbio ou outro título de favor: "papagaio". O mesmo que "Accommodation Bill".

ACCOUNTANCY - contabilidade (a profissão). Ciência contábil.

ACCOUTANT - contador, contabilista.

ACCOUNTING - contabilidade (o setor, o serviço em si).

ACCRUAL - aumento, acúmulo de juros, provisão reserva.

ACCRUAL DATE - data em que foi feita a provisão.

ACCRUALS (accrued interest) - apropriação de receitas ou despesas por regime de competência. Antecipa-se o registro contábil, em períodos determinados, para evitar a transposição de um exercício financeiro para outro.

ACCRUED INTEREST - juros acumulados de uma dívida, não pagos.

ACKNOWLEDGE (TO) - acusar recebimento de uma carta, um documento etc.

ACKNOWLEDGEMENT - aviso ou notificação de recebimento.



Fonte e continuação -

0 comentários:

Postar um comentário